quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO

                                                                                                                                                      O CONSELHO TUTELAR DE ÁGUAS BELAS, com arrimo na Resolução do CONANDA nº 139, de 17 de março de 2010, Lei Federal nº 12.696 de 25 de julho de 2012 e demais dispositivos legais aplicáveis à espécie, vem, relatar, pelos motivos que passa a expor:                                                                                                                                                                                                           

 1. DOS FATOS.

A legislação municipal de Águas Belas que disciplina a atuação e a forma de remuneração dos conselheiros tutelares – Lei 914/04 é totalmente inadequada às normas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que regulamentaram os parâmetros para a criação e funcionamento dos Conselhos Tutelares no Brasil – Resolução CONANDA nº 75/2001, substituída pela Resolução nº 139, de 17 de março de 2010, publicada em 15 de março de 2011.

Os conselheiros tutelares de Águas Belas, além de receberem apenas um salário mínimo, um patamar nada razoável e proporcional à relevância de suas atribuições, ainda não possuem as garantias concedidas a todo o trabalhador pela Constituição Federal: décimo-terceiro salário, férias remuneradas, proporcionais, licenças remuneradas e demais benefícios concedidos a todos os demais servidores do poder público municipal.

Por outro lado, o município de Águas Belas também não fornece todo o aparato considerado básico pela Resolução CONANDA nº 139/2010 para a manutenção e o funcionamento do Conselho Tutelar, principalmente no tocante ao transporte adequado, permanente e exclusivo para o exercício da função de conselheiro, faltando-lhes um veículo que possa ser utilizado 24h diárias e finais de semana para o cumprimento dos deveres legais.
Os conselheiros se deparam com a falta de condições de trabalho em decorrência da ausência de um automóvel próprio, uma linha de telefone e FAX e um sistema de Internet. Em algumas ocasiões os conselheiros realizam suas diligências utilizando seus transportes particulares (motos e carro), e para receberem denuncias ou qualquer outro tipo de comunicação utilizam seus telefones próprios ou pedem favores em secretarias, Delegacia etc, para receber ou enviar e-mails da Secretaria de Direitos Humanos etc. utilizam seus computadores pessoais. A estrutura do prédio do CT encontra-se em situação precária, além disso, o Conselho Tutelar está sem uma auxiliar de serviços gerais há 08 (oito), meses e o automóvel que servia de transporte aos conselheiros foi retirado do órgão a cerca de 90 (noventa dias), devido a falta de pagamentos só este ano a energia elétrica do prédio do CT já foi cortada 03 (três vezes) e o fornecimento de água uma vez, uma verdadeira falta de respeito com as crianças/adolescente que precisam de atendimento, dos conselheiros e da população que paga seus impostos . Parte do imobiliário e equipamento eletrônico (moveis e computadores) foi adquirido através de TCO e doação de terceiros.
Todas as tentativas do Conselho Tutelar em obter o devido por meio amigável (reuniões ofícios) resultaram infrutíferas, razão pela qual outra solução não restou senão a propositura da presente denuncia ao ministério público, cerca de 40 (quarenta) dias já se passaram e nenhum sucesso foi alcançado.

2. DA CONCLUSÃO.

Em sentido exatamente oposto ao preconizado pela Resolução do CONANDA, a Lei Municipal nº 914, de 18 de fevereiro de 2004, que dispõe sobre a estruturação e funcionamento do Conselho Tutelar de Águas Belas, além de ser completamente inadequada e não prever as disposições transcritas, ainda tolhe os direitos dos conselheiros tutelares, colocando-os à margem da administração pública, como se aberrações fossem, negando-lhes os direitos trabalhistas básicos garantidos pela Constituição Federal Art. 39, inciso § 3º pela Lei Federal nº 12.696 de 25 de julho de 2012, além disso, os conselheiros estão desprovidos dos meios de comunicação e transporte, as diárias suspensas, comprometendo ainda mais o desempenho de seus trabalhos.

Águas Belas, 20 de dezembro de 2012.

   Conselheiros: José Ailton Tenório Cavalcante Gilberto Gama de Souza
 Nilma Patrícia Paes de Carvalho
 Geilza Dionísio de França
      Jonnathar Cordeiro da silva








domingo, 20 de maio de 2012


O Conselho Tutelar de Águas Belas promoveu a campanha municipal de combate à violência contra crianças e adolescentes e o I concurso de frases para jovens de escolas municipais e estaduais, como parte das atividades de mobilização do dia 18 de Maio Dia Nacional de Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O evento aconteceu no período de 02 a 17 de maio de 2012 com a realização de visitas e palestras nas escolas do município. No dia 17 encerraram-se as atividades com uma passeata saindo da Escola João Rodrigues Cardoso para a academia das cidades onde ocorreu a solenidade de entrega dos prêmios aos vencedores do concurso.
Estiveram presentes dos representantes da rede de proteção da criança e do adolescente, a Banda Marcial do                       Exercito Brasileiro abrilhantou o evento.





V - lugar: Janaina Vieira dos santos
Escola: Escola Municipal Gerson de A. Maranhão
Frase: Chega de roubar nossa inocência, nós crianças e adolescentes precisamos de carinho, afeto, e pessoas saudáveis que nos amem realmente.
IV - lugar: Letícia Gabriela Silva de Almeida
Escola: Escola Municipal Gerson de A. Maranhão
Frase: Violência e exploração sexual faz o futuro de uma criança ou adolescente de tristeza e medo. CHEGA!
III - lugar: Fabiana Araújo Santos
Escola: Escola Municipal Gerson de A. Maranhão
Frase: Proteja os inocentes denuncie os delinquentes, denuncie os exploradores de crianças e adolescentes.

II - lugar: Erivânia Maria da Silva
Escola: Escola Municipal Gerson de A. Maranhão
Frase: Criança quer ser cuidada e não violentada. Cuide, não trate mal, diga não a exploração sexual.
I - lugar: Juliana Florentino dos Santos
Escola: João Rodrigues Cardoso
Frase: Violência e exploração sexual, sem palavras para descrever, sem tempo para esquecer.


- Categoria II – 1º ao 3º ano Ensino Médio



V - lugar: Celina Maria da Silva
Escola: EREM
Frase: Violência sexual é crime irreparável, nem o tempo é capaz de apagar essa ferida.
IV - lugar: Camila Ferrari Bezerra
Escola: João Rodrigues Cardoso
Frase: Não deixe que a alegria de uma criança ou adolescente seja destruída, exploração sexual é crime. DENUNCIE.

III - lugar: Deysaline Gomes da Silva
Escola: EREM
Frase: É hora de lutarmos contra a violência e a exploração sexual, para que sonhos de crianças e adolescentes não sejam destruídos.
Escola: João Rodrigues Cardoso
Frase: Não violente e nem maltrate aqueles que são o futuro. Dê um basta à violência sexual

Escola: EREM
Frase: Quem faz deixa para traz, quem sofre não esquece jamais, violência e exploração nunca mais.

PARCEIROS:
Prefeitura de Águas Belas, Escolas municipais e estaduais e Clebson Publicidade.


APOIO CULTURAL:
Ivonaldo Calçados, Rita Cell, Sebastião Chaveiro, Supermercado Central, Washington Falcão, Ponto dos Importados e Radio Ação FM.